Tiê Café Ecológico

29 de novembro de 2020

O idealizador da Tiê Cafés Ecológicos, empresa que leva seu nome, conta como resgatou uma plantação de café em um sítio da família na região de Caconde/SP e a transformou em uma plantação de café tipo arábica, cultivado de forma orgânica. Com torra adequada para ressaltar o sabor frutado do café.

A história do café orgânico Tiê, antigo sítio São Miguel, começa com um grupo de amigos de São Carlos/SP que se encontram para plantar árvores, se divertir e ir para as cachoeiras durante as férias e feriados da faculdade. Com isso, fortaleceram o vínculo com a terra herdada do avô, um sítio próximo ao Rio Pardo, em que já havia cafés arábica cultivados no sistema tradicional/convencional.

Iniciaram a transição agroecológica do sítio, o qual já faz 7 anos que não recebe mais nenhum gole de veneno nem adubos químicos. A plantação de café sentiu, boa parte morreu. Porém persistiram, fizeram diversos mutirões de colheita, de construção, enfim trabalharam com os amigos que os ajudaram a se firmarem nessa luta de ficar na terra e tentar sobreviver dela.

Nessa empreitada plantaram mais 2.000 pés de café. Fornecem um café de bebida doce, classificada como mole, 100% arábica, direto para o consumidor, um produto de primeira feito em pequena escala, chamado de micro lote. Ideal para espresso, pode ser feito em cafeteiras italianas ou filtros.

A moagem e embalagem também foram cuidadosamente feitas para conservar por mais tempo o sabor único que se perde exposto à luz, ou em contato com o ar, também se moído excessivamente. Para quem aprecia o autêntico sabor do café frutado, de alta qualidade, produzido pela agricultura familiar, respeitando a natureza, com baixo impacto ambiental.

Encomendas podem ser feitas pelo Instagram: @tiecafeecologico

Comentários

Comentários

Este post tem 2 comentários

  1. Daniel Oscar

    Muito boa essa iniciativa de fazer orgânico. O sabor é outro mesmo!!!!!

  2. Selmar

    É uma delícia.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta