Natural Mente

21 de março de 2021

A idealizadora da marca Natural Mente, Fernanda Batal, moradora da zona rural da cidade de Passa Quatro, Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira, estampa tecidos com impressão botânica, somente com o pigmento das plantas. Não utiliza nenhum tipo de tinta; são estampas únicas, exclusivas e coloridas.

Tudo começou quando se mudou para estar mais perto da natureza. Observando as folhas e as flores, que tem muitas cores e texturas diferentes, imaginava como poderia ficar bonito se pudesse transportar para as roupas.

Depois de algum tempo descobriu a impressão botânica, que possibilitou o registro dessas texturas de maneira absolutamente natural: Natural Mente! Foi quando surgiu o nome da marca. E o melhor de tudo, sem resíduo químico nenhum.

A partir de folhas e flores é possível criar uma estampa de alta duração no tecido, tal qual as outras estampas. O início do processo se dá com a busca das plantas que faz ao seu redor. Pode ser as folhas de Cosmos, suas flores, as folhas de mamona ou uma folhagem.

Em cada época do ano têm tipos diferentes de folhas e flores. Além de cada elemento ter registros diferentes uns dos outros, elas marcam a época do ano.

O que define a intensidade da impressão dessas plantas são: a preparação do tecido, a escolha do material – algumas registram com maior intensidade, outras com menor, e, por fim, a forma como a peça é enrolada, amarrada e vaporizada.

O processo de vaporização dura uma hora e meia. Depois fica 24 horas descansando e finalizando a transferência dos pigmentos para a peça. O momento de abertura para ver o resultado é muito incrível!

Para conhecer melhor o processo e as peças, visite o perfil do Instagram: @estamparianaturalmente

Comentários

Comentários

Este post tem 3 comentários

  1. bruna

    👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  2. Selmar

    Que trabalho importante. Além do mais é muito bonito. Esse pessoal de Minas não é fácil.👍👍👍

  3. Regina

    Acho incrível este trabalho de impressão botânica…a mágica acontece naturalmente, lindamente….

Deixe um comentário

Deixe uma resposta